'The Remains of the Day' ou 'Vestígios do Dia'


É um filme de 1993, dirigido por James Ivory e estrelado por Anthony Hopkins, Emma Thompson e James Fox - sem falar em Hugh Grant,  Christopher Reev e outros. É um dos meu filmes prediletos, que me faz descobrir coisas novas cada vez que o assisto (é necessário fazê-lo  para que se perceba a sutileza das cenas, das frases, das expressões nas faces).


‘Vestígios do Dia’ nos mostra uma fotografia linda da Inglaterra com o sol a se pôr e com a chuva que chega repentinamente no campo verde , nas estradas estreitas, nos vilarejos à beira-mar, nos ‘pubs’ com seus jogos de dardos, nas construções suntuosas, no hábito do chá, associado à trilha sonora perfeita e que nos remete àqueles momentos, num misto de nostalgia com algo que não se consegue desvendar.


Os temas políticos abordados, anteriores e posteriores à 2ª Guerra, confundem-se com os dramas pessoais, com o formalismo exagerado, o dizer impróprio ou o não dizer, a ordem, a tradição, a escolha inadequada, os tabus históricos, o mal-estar descabido proporcionado pelos pseudo-poderosos. Porém, a superficialidade ao se tentar ser o que não se é, a ocultação do sentimento - seja ele qual for -  num momento de extrema dor, indignação, perda ou amor, é o que mais toca e faz refletir.


Uma das minhas cenas favoritas encontra-se no final, quando o mordomo, Mr. Stevens (Hopkins), despede-se de Miss Kenton meio à chuva, ao ‘molhado’, característico da Grã-Bretanha.  É... - indiscutivelmente as maiores despedidas ocorrem quando está chovendo...

Bom filme!

                                                                 Imagem Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deu tempo